Como a ideia surgiu...
O curso surgiu diante do déficit, percebido na assistência, de conhecimento dos enfermeiros em relação à avaliação, manejo e acompanhamento de sintomas mais frequentes apresentados por pacientes na fase final de suas vidas. Isso ocorre, principalmente, pela ausência de preparo para lidar com essas situações desde a formação inicial (graduação) e que fará parte da função dos profissionais de enfermagem em algum momento de sua atuação profissional.
Temas abordados...
Cuidados Paliativos, terminalidade e processo ativo de morte, levando em conta sintomas predominantes nos últimos dias de vida; manejo farmacológico
e não farmacológico. Uso da via subcutânea como alternativa para a fase final de vida. Uso da sedação paliativa e analgesia contínua, com indicações
e cuidados de enfermagem. O cuidado com alterações na pele em fase final de vida, identificação, avaliação. Procedimentos e Protocolos assistenciais
em fase final de vida.
Foco...
Esclarecer conceitos básicos de Cuidados Paliativos, e desmistificar tabus acerca do assunto. Preparar o enfermeiro para identificação e cuidado de sintomas comuns nos últimos dias de vida, ampliando a visão dos enfermeiros quanto ao Processo de Enfermagem e ao uso de Protocolos Assistenciais para pacientes em últimos dias de vida.
Para quem...
Enfermeiros que não tenham formação em Cuidados Paliativos, mas que lidam frequentemente com pacientes com doenças avançadas e acompanhem o processo de fim de vida deles.
Formato...
1. Curso aberto ou em formato In Company;
2. Aulas vivenciais e práticas;
3. Curso intensivo realizado em um dia ou de acordo com as necessidades da instituição contratante e disponibilidade dos preletores.
Alexandre Ernesto Silva: Enfermeiro, doutor e mestre na temática dos Cuidados Paliativos e docente da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-MG)
Trainer: